Monday, January 08, 2007

Desafio 2 melhorado

O trabalho escolar com o uso da informática pôde ser observado por mim desde o momento que iniciei a caminhada neste curso de Pedagogia à distância.
Desde então fui percebendo a importância da organização de um laboratório, como sendo um lugar de busca de conhecimento e de troca de experiência.
Considero o laboratório que conforme o esboço no Desafio 1 está organizado, um ambiente bom para o trabalho com computadores.
Na minha experiência no uso dos computadores posso notar a troca de informação que há entre colegas que estão ao seu lado e também a sua frente.
A professora entrevistada vê o laboratório de informática, na forma como está organizado, de um modo que facilita realmente a interação dos alunos uns com os outros.
Porém considerando a escola como espaço de crescimento e troca de experiência entre professor e aluno, com uma preocupação em acompanhar este crescimento de cada um na sua totalidade, com o laboratório organizado assim, fica um pouco difícil o professor orientar o trabalho tendo um certo “controle” do que estão realizando.
Quando está num corredor, fica difícil observar se os demais alunos estão realmente interessados pelo que foi proposto, ou só estão na atividade quando o professor está perto.
O ambiente deve ser sempre compatível com os objetivos que se quer alcançar no mesmo.
Acredito que um ambiente escolar, num laboratório de informática ou na própria sala de aula, precisa-se de espaço para pesquisa, algo que favoreça a busca de conhecimento.
Se a informática está ocupando seu espaço nas escolas, deverá também ter seu espaço nos objetivos dos professores, desde a organização de ambientes que favoreçam a aprendizagem, quanto a objetivos que visem uma melhor visão de escola e de ensino.

1 Comments:

Blogger Patricia Barbosa de Freitas said...

Dulce;
Parabéns pelas conquistas desse semestre.
Boas férias!
BJS Pati

6:19 AM  

Post a Comment

<< Home