Thursday, October 26, 2006

ECS 6
Assim como em nossa sociedade, em nossas escolas, como diz Weber, somos dominantes e ao mesmo tempo dominados.
Somos professores, assumimos nossas funções buscando formas para uma melhor aprendizagem, mas quantas vezes fazemos o papel de "dominados", seguimos regras como a LDB, leis que regem o nosso país. Podem ser modificadas, mas dependemos de órgãos que estão acima de nós.
Entramos em nossas escolas e vimos um diretor, na qual seguimos suas orientações. Não somos professores passivos, construímos juntos uma escola melhor, mas de certa forma vimos nele como na secretaria de educação um líder que está a nossa frente.
Depois é a nossa vez. Somos professores que já não dominamos mais nosssos alunos, mas que temos um papel importante na vida das crianças, ainda somos exemplos para eles.
Eu venho de uma comunidade onde a tradição católica é relevante. Cultivam valores familiares.
Dessa forma encontramos os vários tipos de dominantes e dominados.

Na visita aos blogs das colegas e no estudo destes pensadores tenho aprendido muito, podendo me posicionar frente ao que tenho visto.

5 Comments:

Blogger Kátia Diehl. said...

Oi Dulce ! Sou do Pólo de Alvorada ! Estou visitando teu blog, as produções textuais, estão ótimas !
Parabéns !! Beijos !
Kátia Diehl.

8:44 PM  
Blogger cleide said...

Olá colega!
Parabéns pelo teu blog!
Fazendo a leitura do teu trabalho, vi que colocaste muito bem, de que forma a dominação funciona na escola.Teu texto é claro e de fácil compreensão.
Meu nome é Cleide e sou do Pólo de São Leopoldo.
Um abraço...

5:41 PM  
Blogger Nara de Oliveira said...

Oi,sou de Gravataí.
Concordo contigo, somos às vezes dominadores e em muitas outras os dominados. Vivemos num sistema massificador e silenciador, em que a vez e a voz dos menores não tem crédito. O próprio ensino brasileiro contribui para isto, com esses conteúdos programáticos que são mais quantitativos do que qualitativos.
Até...

5:53 PM  
Blogger Marcia Martins said...

Oi Dulce, sou do pólo de São Leopoldo e li o teu texto e penso que a dominação exercida por nós faz parte do que o sistema impõe e acabamos muitas vezes repetindo sem pensar. Que bom que estamos podendo refletir sobre isso.
Dá uma olhadinha no que escrevi sobre o assunto.
Um abraço!

11:41 AM  
Blogger Stela said...

Dulce,vendo teu blog, lendo tuas falas, vejo que és uma pessoa bem tranquila.
Vivemos num sistema onde nossas relações pessoais, profissionais e afetivas exercem, a seu tempo, dominações e nos exigem obediência, submissão. Bem como nos coloca, em contrapartida, no papel de dominadores. Tudo depende do papel que estamos desempenhanddo naquele momento.
Para que possamos viver organizadamente, tem que haver esses dois momentos. Já pensate o caos que seria uma desorganização geral e total? É necessário hierarquia, é necessário dominações. Abraços, Stela.

6:37 PM  

Post a Comment

<< Home